Relatório Figueiredo – Crimes cometidos contra as populações indígenas

1-551621a1bf

“Mas nada se compara aos crimes cometidos pela ditadura contra as populações indígenas. O mais importante documento de denúncia sobre esses crimes – o Relatório Figueiredo – foi produzido pelo próprio Estado, em 1967, e ficou desaparecido durante 44 anos, sob a alegação oficial que havia sido destruído num incêndio. O relatório foi encontrado quase intacto, em 2013, com 5 mil páginas e 29 tomos – das 7 mil páginas e trinta tomos que constavam da versão original. Para escrevê-lo, o procurador-geral Jader de Figueiredo Correia percorreu com sua equipe mais de 16 mil quilômetros e visitou 130 postos indígenas em todo o país.

O resultado é estarrecedor: matanças de tribos inteiras, torturas e toda sorte de crueldades foram cometidas contra indígenas brasileiros por proprietários de terras e por agentes do Estado. Figueiredo fez um trabalho de apuração notável. Incluiu relatos de dezenas de testemunhas, apresentou centenas de documentos e identificou cada uma das violações que encontrou: assassinatos, prostituição de índias, sevícias, trabalho escravo, apropriação e desvio de recursos do patrimônio indígena. Seu relatório denuncia – e comprova – a existência de caçadas humanas feitas com metralhadoras e dinamite atirada de aviões, inoculações propositais de varíola em populações indígenas isoladas e doações de açúcar misturado a estricnina. Os índios estavam posicionados entre os militares e a realização do projeto estratégico de ocupação do território brasileiro concebido pelo Ipes e pela ESG, e pagaram um preço ato demais por isso.”

(texto retirado do livro Brasil: Uma Biografia de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling – Editora Companhia das Letras)

Acesse o Relatório Figueiredo na integra: ­

  • no site archive.org

https://archive.org/details/RelatorioFigueiredo_01 (até RelatorioFigueiredo_30) ­

  • no site SCRIBD

http://pt.scribd.com/doc/142787746/Relatorio­Figueiredo

  • no site do MPF

http://6ccr.pgr.mpf.mp.br/institucional/grupos­de­trabalho/gt_crimes_ditadura/relatorio­figueiredo